Aquele textão

Eu me lembro quando tinha 5 anos que eu queria ajudar minha mãe lavar louça e ela não deixou, por medo que eu me machucasse ou fizesse bagunça e minha vó com aquele tom de "eu sei do que estou falando", com muita sabedoria disse: Deixa a menina, porque melhor ela gostar de fazer agora do que quando chegar na adolescência e não querer encarar a tarefa.
Como minha avó sabe disso? Claro que teve experiência de vida. Hoje eu prefiro não mais negar o velho, as pessoas idosas e afins. Ja ouvi muitas pessoas dizendo que no seu tempo tudo era melhor. E de fato se existe algo nesse passado de bom é que se consertavam as coisas e tudo durava passando pelo muitas vezes violento e desgastante tempo. Só que o tempo ensina... nos da uma armadura forte e de alunos vamos nos tornado professores, mestres e phds.
No auge dos meus 28 anos aprendi que não é por acaso que somos chamados de pecadores e que reconhecer a própria miséria é importante. Tudo isso porque errar com o outro ou consigo mesmo não é a coisa mais difícil de lidar. Sem dúvida é dolorido olhar-se no espelho e ver que por muitas vezes somos parecidos com indivíduos que condenamos e julgamos. Isso é um belo de um tapa na cara. Julgamos os traidores e traimos, hipócritas, desonestos, imorais, fracos, orgulhosos, mesquinhos, interesseiros e por ai vai a lista das pessoas que julgamos e um belo dia nos tornamos elas. Nossa isso é uma grande descoberta. Se não a segunda maior. Porque a primeira é perdoar. Precisamos descobrir tudo isso antes, para que perdoar de todo coração seja um trabalho menos árduo.
Porque a vingança é um prato que come frio e como diz o poeta envenena. Envenena porque a raiva e o ódio é o atalho pra se tornar a pessoa que você não é. O ódio envenena dia a dia, porque você acorda e dorme com ele todos os dias. Isso magoa, adoece e ai você paga o mal com o mal. Por isso nós temos que ter muita responsabilidade por nossos atos e crimes. Toda essa energia negativa em cima de nós,tanto de quem precisa receber o perdão quanto pra quem precisa perdoar nos condena a viver dias de escuridão.
E quem vamos julgar?
Os errados que foram fracos demais para errar? Ou quem é rancoroso que em um ato de rebeldia pagou com o mal?
Não sejamos hipocritas. Não há quem julgar. Temos ação e reação. E diante de todas as escolhas o único que sofre sozinho é você, que errou e aquele que esta amarrado a sua mágoa. Perdoar ou não errar não significa ser bom. Significa muitas vezes ser livre, limpo e sem manchas.
Querer ser livre é a total aceitação da essência humana e saber trabalhar com ela. O autoconhecimento não nos leva a falha.
Essa coisa de um erro não te define é um perigo. Ele te define sim, guie-se por ele e não seja escravo do mesmo. Lute contra e não se coloque novamente em situação de perigo. Liberte-se.
E para o perdão muita aceitação, amor, autoconhecimento, compaixão e empatia. Volte a brilhar.
Não é atoa que o perdão é dado por Deus. O perdão é sublime e é para os fortes.
Construa-o.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ela é o barco mais bolado que aportou no seu cais

Sagrado