Sagrado

Tenho pensado muito sobre a conquista do sagrado. Hoje quase nada é mais sagrado na nossa vida. O amor e a presença na vida da familia por exemplo ou valores morais e éticos. É raro se deparar com alguém que é extremamente correto com suas dividas, impostos, em suas relações sociais, que não ofendem, que não fazem fofoca, que não sintam desejo desumano pelo poder, que não traem as pessoas e que não se  traem. Me pergunto se as pessoas sabem realmente quem são.  Pensando nisso me coloquei na condição de saber qual é o meu valor? Porque se eu não tenho uma condição "sagrada", onde se atingem valores morais e éticos de forma conservadora ( no sentido de não querer cometer erros graves e/ou constantes)... qual é o meu valor ? É claro que é quase hipocrisia querer chegar a uma perfeição. Mas, as pessoas pensam mais em colocar o dedo na cara do outro do que se avaliar. Fazemos bem isso com politicos, mas será que você na mesma posição não se venderia? Não se venderia a um personagem para ter mais votos, não se venderia ao dinheiro para ter poder ou não se venderia ao "amor" ou a traição? Não se venderia na omissão de uma divida, de um dever? ... claro que muitas coisas não são justas. Só que não sendo justa você burla ou luta para conseguir quebrar um paradigma?
Eu cometi erros na minha vida... mas eu me pergunto hoje quem eu quero ser ? Quem eu quero realmente ser? Para me orgulhar? Não. Talvez para ter certeza que não vou ferir ninguém. Talvez para ficar de bem comigo quando olho para o espelho. Talvez por não sofrer consequências. Com certeza para que meus filhos tenham boas escolhas se espelhando em mim. Tentar agredir menos o mundo e a mim mesma. Eu sei que o crime financeiramente compensa, mas é bom saber que ele nunca vai comprar a sua alma, quem você é.  Irredutível a qualquer tipo de corrupção.... porque longe disso você não é uma pessoa... você é um produto que está ai descobrindo o dia que será comprado. O corpo, uma " habilidade", um nome, seu status ... o que tiver a venda em troca de estabilidade, dinheiro, poder, razão ou pelo fim de uma angústia.

Paz, autoconhecimento e amor não se compra. Se vive apenas. É sagrado.
Você morre e pode perder suas conquistas, mas quando você deixa um bom legado continua a viver sem se esconder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ela é o barco mais bolado que aportou no seu cais